Adote um leito e ajude a tratar uma criança com câncer
O câncer é uma doença devastadora para pacientes e suas famílias. São longos períodos de tratamento sem a certeza da cura. A situação fica ainda mais difícil quando são crianças e famílias de baixa renda que precisam deixar suas cidades para as terapias necessárias.
Existe em São Paulo uma organização não-governamental que, há 20 anos, enxergou esse problema e buscou uma solução. É a Casa Hope, que oferece a crianças e adolescentes com câncer e transplantados de medula, fígado e rins e suas famílias a oportunidade de um verdadeiro lar fora de casa durante o tratamento. Em sua sede no Planalto Paulista, a entidade disponibiliza 48 quartos e 192 leitos e oferece alimentação para o paciente e seu acompanhante, transporte para o tratamento, terapia ocupacional, capacitação profissional e a possibilidade de escolarização, entre outras atividades.
“Bancar” tudo isso não é uma tarefa fácil. É aí que entra em cena a oportunidade para pessoas físicas e jurídicas colaborarem. Um dos programas, feito ‘sob medida’ para as empresas, é o Adote um Leito. A ideia é que uma doação a partir de R$ 2 mil mensais vai garantir a permanência de uma criança e seu acompanhante e financiar todos os seus custos durante um mês. O contrato tem duração de um ano. A Casa Hope oferece, a quem contribuir com o programa, uma série de contrapartidas, que podem ser conferidas aqui.
Além do programa Adote um Leito, a Casa Hope sugere outras formas de ajudar. A entidade tem um bazar permanente em sua sede e aceita doações de roupas de uso pessoal, cama, mesa e banho, livros, eletrodomésticos, móveis e brinquedos, que são vendidos a preços reduzidos. Quem preferir, pode doar uma quantia em dinheiro, sempre bem-vinda para colaborar com os gastos mensais, e assim participar do programa Amigo do Panda, símbolo da instituição.