Pandemia dita comportamento do consumidor

Quando a pandemia começou em 2020, além do medo, era de se pensar que muitas mudanças fossem ocorrer em vários níveis. E, de certa maneira, isso aconteceu. Nos primeiros meses de confinamento, foi possível perceber melhoras no meio ambiente, a solidariedade se espalhou rapidamente. As pessoas foram obrigadas a encontrar novas formas de consumir, já que não podiam sair de casa.

Passados dois anos, muita coisa voltou ao normal e muita coisa piorou – basta ver o que está acontecendo na Ucrânia. Mas, houve mudanças também, como destaca um estudo do Think with Google sobre as principais características dos consumidores no pós-pandemia.

De acordo com o levantamento, os novos grupos são identificados de acordo com alguns parâmetros:

  • Polarização econômica, com agravamento da pobreza
  • Nova configuração do trabalho, com destaque para as jornadas híbridas
  • Instabilidade política em todo o mundo
  • Prolongamento do isolamento social

Essas mudanças estão ditando as decisões dos negócios, bem como os “novos” tipos de consumidores, classificados como Everyday Optmisers, Reality Reinventors, Wellbeing Seekers e Collective Activists.

Confira as características de cada um deles e o que melhor os atrai para sua marca:

  • Everyday Optimisers: pessoas atrás de estabilidade e segurança financeira, razão pela qual as principais palavras-chave dessa categoria são reutilização, otimização e experimentação. As formas pelas quais as empresas podem alcançar o grupo são, entre outras, clube de assinatura, recompra programada, formas diferenciadas de compra e acesso ao crédito.
  • Reality Reinventors, pessoas ainda mais resilientes, que se adaptam muito mais rapidamente que os demais, valorizam a cocriação, a reacomodação de recursos ou ideias e o aprimoramento das rotinas. Para atingi-los, o melhor é a customização de produtos, gaming/realidade virtual e a diversidade de canais para facilitar a compra.
  • Wellbeing Seekers: consumidores que valorizam o bem-estar e a saúde acima de tudo e os verbos que explicam seu tipo de pessoa são desestressar, escapar, higienizar e socializar. As empresas que podem atrai-los são as que oferecem produtos e serviços que façam parte do ritual de ficar em casa ou voltados para a vida outdoor.
  • Collective Activists: descrentes das instituições, acreditam na mobilização coletiva como ferramenta de transformação. Valorizam a representatividade, a preservação e a descentralização, bem como o consumo local, preocupação com pautas ambientais e apoio à diversidade.