A internet tem mais de 600 milhões de blogs e eles continuam relevantes, por Beth Guaraldo
Os blogs, que começaram como diários pessoais, se transformaram em poderosos instrumentos de comunicação e marketing e são usados por empresas, profissionais e influenciadores de todas as áreas.
O primeiro blog foi criado em 1994 por Justin Hall, oferecendo um tour pela internet da época. Ele evoluiu para um diário pessoal e existe até hoje.
As curiosidades e estatísticas sobre a ferramenta são inúmeras, como mostram, entre outros, a Semrush, Statista, Orbit Media, WordPress e Content Marketing Institute. Confira:
- Estima-se que existam hoje 600 milhões de blogs em um universo de 1,7 bilhão de sites
- Cerca de 410 milhões de pessoas veem mais de 20 bilhões de páginas todos os meses
- Os blogueiros gastam hoje cerca de 6 horas em cada postagem – em 2014, eram 4 horas – porque seus textos estão mais longos
- A postagem média é de 1.236 palavras
- 75% das pessoas preferem ler posts com menos de mil palavras
- 46% dos leitores levam em consideração as recomendações dos blogueiros e vloggers
- Do total de 4,54 bilhões de pessoas que usam a internet no mundo, estima-se que 75% leiam blogs
- Cerca de 7 milhões de novos comentários são postados em blogs do WordPress todo mês
- Quase todos os blogueiros promovem seus posts pelas mídias sociais e 2/3 deles usam email marketing
- Mais de 71% dos blogs hoje existentes são escritos em inglês, 4,7% usam o espanhol e 2,4%, o indonésio
- Um estudo da Zazzle mostra que o conteúdo escrito ainda é o mais popular no marketing, apesar do rápido crescimento dos vídeos;
- As empresas que têm blogs e postam regularmente recebem 55% mais visitas em relação àquelas que não fazem isso;
- 39% dos consumidores informam que conteúdo mal escrito ou muito prolixo é o que mais irrita;
- Os posts mais populares são os produzidos em forma de lista;
- Os títulos longos têm desempenho menor do que os curtos;
- A falta de tempo para gerenciar um blog está no topo da lista das dificuldades
Apesar do grande número de blogs existente, eles continuam relevantes para a estratégia de comunicação e marketing das empresas. O dado é de 2018, mas não deve ter mudado muito: 55% das companhias dizem que a criação de conteúdo para blogs têm sido sua principal prioridade de marketing.