A malandragem das empresas (de algumas delas, pelo menos)

A inflação é um problema daqueles e afeta, indistintamente, a todos: os consumidores que, a cada dia que passa, compram menos com o dinheiro que têm; e as empresas que, pela alta dos insumos, são obrigadas (?) a aumentar os preços, correndo o risco de ver suas vendas caírem.

Andei percebendo, nos últimos tempos, a malandragem de algumas empresas para evitar a alta de preços ou, pelo menos, de aumenta-los demais. Explico: gosto muito de um pão tipo wrap, que se prepara na frigideira com queijo, requeijão ou qualquer outra coisa. Andei enjoada deles por um tempo, mas recentemente comprei um novo pacote. Quando abri a embalagem, a surpresa: as fatias tinham diminuído de tamanho e a embalagem, igual à anterior, só continha 9 das dez unidades originais do produto.

Outro dia, comprei uma embalagem de papel toalha. Quando coloquei o rolo no suporte, o espanto: sobrava suporte. O fabricante reduziu o tamanho da folha.

Hoje, na hora do café da manhã, descubro que o fabricante do pão de forma que costumo comer também resolveu reduzir o tamanho da fatia que sumiu na torradeira mesmo antes de ligá-la.

Malandragem dessas empresas, pura malandragem. Nenhuma explicação nas embalagens. Simplesmente decidiram reduzir o tamanho, a quantidade e pronto.

Claro, vou deixar de comprar produtos dessas marcas. Mas, nesses tempos em que os consumidores estão muito atentos ao comportamento, às atitudes das empresas que se dizem envolvidas com a pauta ESG e com a total transparência, é muita cara de pauta fazer isso.

Portanto, adoraria ver e aplaudiria de pé a empresa, corajosa o suficiente, para vir a público e assumir sua malandragem, sem desculpas e com a promessa de ser verdadeiramente transparente e sempre informar o consumidor quando precisar tomar atitudes como essas.

Veremos!!!!!