Qualidade e assertividade do conteúdo, por Cynthia May Richard

Muita gente tem dúvida sobre o que é melhor: ter um blog, um canal de vídeo no YouTube, um podcast ou uma página no Facebook, Linkedin ou Instagram.

A resposta é: todos são meios estratégicos eficazes, com diferentes formas de linguagens e objetivos de comunicação, e o que é importante, podem ser complementares.

Mas, independentemente do ‘canal’ escolhido, pois o meio também é a mensagem, segundo Marshall MacLuhan, uma coisa é certa: é a qualidade e assertividade do conteúdo (seja em texto, áudio, vídeo ou imagem) o que encanta, engaja, retém a atenção do seu público e constrói uma relação efetiva com o seu negócio e marca.

Assim, a questão é: a mensagem tem valor para o seu receptor? Atende às suas expectativas, necessidades, dúvidas, interesses? Ele reconhece no seu conteúdo qualidade para causar impacto, convencimento e envolvimento?

E aí entra também a assertividade, que implica objetividade, transparência, clareza e, é claro, segurança e autoridade no assunto.

Para que haja comunicação são imprescindíveis seis elementos: emissor, receptor, mensagem, canal, código (verbal ou não verbal) e contexto. Nenhum deles pode ser descuidado, mas sem qualidade e assertividade de conteúdo os elos da cadeia de transmissão não se sustentam.