Sociedades ‘secretas’: existem ainda?
Sempre gostei de ler e leio de tudo: bons autores e autores não tão bons assim. Para mim, há tempo de ler Graciliano Ramos e Machado de Assis, mas também há de haver tempo para ler, por exemplo, Dan Brown. Os primeiros são puro deleite, o segundo, entretenimento dos melhores (é o que eu penso).
Sou formada em jornalismo, mas apaixonada por história. Por isso, já li e vi documentários sobre sociedades secretas, como é o caso de algumas das que estão listadas abaixo:
- Ordem dos Templários, ou Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, fundada em 1118. Tinha, segundo alguns, o objetivo de proteger os peregrinos que viajavam da Europa até a Terra Santa. Outros especialistas dizem que não era só isso, que na verdade eles protegiam um segredo do cristianismo, sobre o qual há controvérsias até hoje. Seja como for, a ordem, subordinada à igreja católica, era integrada por frades que respeitavam os votos de pobreza, castidade e obediência. Mas, quando os muçulmanos reconquistaram a Terra Santa e os católicos foram expulsos em 1303, os templários começaram a ter problemas. O papa Clemente V e o rei da França, Filipe, o Belo, conspiraram para acabar com a ordem. Em 1307, a maioria dos integrantes foi presa e cinco anos depois foi extinta. Mas, há quem garanta que a Ordem dos Templários foi refundada.
- Maçonaria é outra sociedade secreta sobre a qual sobram teorias mirabolantes. O que se sabe de concreto é que os maçons surgiram no fim da Idade Média nos canteiros de obras e os conhecimentos sobre esse ofício passaram a ser compartilhados entre um grupo escolhido a dedo de aprendizes dentro das ‘lojas’, nomenclatura usada até hoje. A fundação oficial da Maçonaria se deu em 1717 com a criação da Grande Loja de Londres. Ainda hoje a sociedade só aceita a presença masculina. Entre seus membros estão notáveis como Benjamin Franklin, George Washington, D. Pedro I, Marechal Deodoro da Fonseca e Joaquim Nabuco, que seguem os princípios da liberdade, democracia, igualdade e fraternidade.
- Illuminati é outra sociedade que se acredita ainda estar ‘viva’ e que, dizem, pretende dominar o mundo pela fundação da Nova Ordem Mundial. Sabe-se que foi criada em 1776 na Baviera, Alemanha, pelo jurista Adam Weishaupt. Inspirada nos ideais do iluminismo, tinha como objetivo acabar com a influência da igreja à época na política. A ideia do fundador era retomar a fé cristã dos mártires. Perseguido, Weishaupt fugiu do país em 1784, o que teria dado fim à sociedade.
- Opus Dei é mais uma sociedade ligada à Igreja. Ligada ao Vaticano, foi criada na Espanha em 1928 por Josemaria Escrivá, proclamado santo em 2002, e reconhecida por ser ultraconservadora e totalitária. Sua mensagem é a de que todos podem ter uma vida feliz pelo amor e a amizade com Deus. A ordem, que chegou ao Brasil na década de 50, oferece atividades de formação católica e assistência espiritual. Há quem afirme que sua missão, na verdade, seria assumir posições de liderança na sociedade. Os detratores da Opus Dei acusam a ordem de apoiar regimes totalitários e de manter segredos sobre suas operações.
- Rosacruz, sociedade secreta talvez criada no ano 46, em Alexandria, mas, provavelmente fundada bem mais tarde, na Alemanha, pelo monge Christian Rosenkreuz, que nasceu em 1378. O que se diz é que, aos 16 anos, ele viajou para o Oriente Médio, onde aprendeu diversas ciências ocultas. Na volta, desenvolveu a Casa do Espírito Santo. Os membros da sociedade estudavam diversas correntes de pensamento – o gnosticismo, a cabala, astrologia, alquimia, filosofia e mitologia egípcia. Em seu site está explicado: “A Antiga e Mística Ordem Rosacruz é uma organização internacional, de natureza filosófica, iniciática e tradicional, que perpetua o Conhecimento dos iniciados do antigo Egito e, de um modo geral, a gnose secreta que os grandes pensadores têm transmitido desde a mais remota antiguidade”.
Essas são apenas cinco das muitas sociedades ditas secretas que existem ou existiram. Mas, basta uma busca na internet para descobrir muitas outras, como Skull and Bones, Ordo Templi Orientis, Ordem dos Assassinos, Ordem Hermética da Aurora Dourada, Grupo Bilderberg, A Mão Negra, Thulle.