O que a pandemia revela sobre a relação dos consumidores com as marcas, por Cynthia May Richard
As transformações na relação marca/consumidor já vêm ocorrendo há um bom tempo, principalmente em razão da explosão das novas tecnologias. No entanto, um novo fator azeitou mais ainda as engrenagens que aceleram as mudanças: a pandemia.
Neste cenário, uma coisa é certa: as empresas tiveram e têm que se reinventar constantemente para fazer frente à onda de turbulências.
Um estudo recente da multinacional de pesquisa Deloitte acendeu um farol sobre
o comportamento, percepção e expectativas do consumidor em relação às organizações decorrentes dos novos paradigmas deste período de tantas incertezas, buscando auxiliar as empresas a planejar suas estratégias de comunicação e marketing de forma mais assertiva.
De acordo com a Deloitte, sete tendências foram identificadas que podem auxiliar o aumento de engajamento dos públicos de interesse e o crescimento das marcas:
1- Propósito: As organizações que sabem por que existem e para quem estão direcionadas estão em uma posição mais favorável para navegar por um cenário de mudanças frequentes e abruptas.
2 – Agilidade: Este é o momento certo para os profissionais de marketing aproveitarem ferramentas digitais relevantes e criarem estratégias para tornar o agile marketing uma realidade.
3 – Experiência humana: busca por maior eficiência na criação de produtos e serviços, potencializando a conexão humana.
4 – Confiança: Para construir confiança em tempos turbulentos, as marcas devem focar no que as pessoas valorizam – ao invés de como elas são – garantindo que os seus compromissos estejam afinados com sua competência para atender às necessidades dos consumidores.
5 – Participação: Elaboração de estratégias de engajamento com base na participação ativa do cliente nos diversos canais de relacionamento da empresa.
6 – Fusão: As organizações podem ajudar melhor os clientes que atendem, criando experiências inovadoras por meio de parcerias entre setores.
7- Talentos: À medida que o cenário de marketing passa por rápidas mudanças, os modelos de talentos também devem evoluir na mesma proporção em que a marca se posiciona com diferenciais competitivos.
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