Tiragem dos veículos continua em queda. Leitor prefere que jornalista não opine nas matérias. Por quê?, por Beth Guaraldo

Dados do Instituto Verificador de Comunicação, divulgados há dois meses, mostram que, entre dezembro de 2020 e maio de 2021, os dez principais jornais diários brasileiros apresentaram queda de 12% na circulação impressa – foram 384,4 mil exemplares em maio deste ano contra 437,9 em dezembro de 2020.

O levantamento revela que, no período, o Estadão assumiu a liderança da tiragem impressa, com média diária de 76,4 exemplares. O Globo ficou em segundo lugar. Apesar de liderarem o ranking, os dois jornais tiveram queda de 4,9% e 6,9%, respectivamente.

O Digital News Report 2021, produzido pelo Reuters Institute for the Study of Journalism e pela University of Oxford, com dados do Brasil de 2020, ratifica as informações do IVC ao informar que a circulação dos dez jornais mais vendidos caiu 9,2%, mas a proporção digital dos leitores subiu para 64% no primeiro semestre do ano passado.

O estudo da Reuters revela ainda que a confiança nas notícias cresceu seis pontos percentuais em média em 2020 na esteira da pandemia – 44% dos pesquisados informaram confiar na maioria das notícias na maior parte do tempo, revertendo em parte as quedas recentes na confiança. O número não é muito expressivo e o levantamento mostra que a preocupação dos leitores com informações falsas ou enganosas aumentou no ano passado, atingindo, no Brasil, 82%.

O que as pesquisas não mostram ainda é a queda de credibilidade da imprensa brasileira, principalmente diante do discurso político polarizado e do fato de assumir posições claramente. O estudo da Reuters-Oxford explorou o que o público deseja das notícias no Brasil, Alemanha, Reino Unido e Estados Unido, países com diferentes mercados de notícias e sistemas de regulamentação da mídia.

Entre outras, a conclusão a que se chegou é que as pessoas apoiam fortemente as notícias imparciais, pois querem ter o direito de decidir por si mesmas. Isso implica os jornalistas relatarem os “fatos de forma clara e simples, devida e justa, apresentando perspectivas e pontos de vista de diferentes fontes, mas mantendo suas próprias opiniões fora das matérias.

Conheça a Agência Broadcast e descubra tudo o que ela pode fazer por você e sua empresa.