Vídeos para o público interno: por que fazer?, por Beth Guaraldo
O vídeo pode – e deve – ser pensado para o público interno, pois seus usos vão do treinamento à motivação, da integração à comunicação. A divulgação pode ser feita pelos canais da empresa, como blogs, intranet, Whatsapp, email e TV corporativa. É uma excelente forma de reforçar os laços da organização com seus colaboradores.
Confira alguns usos dos vídeos direcionados para o público interno:
- Um dos mais relevantes é o institucional, que garante informação de qualidade sobre a empresa, entre as quais sua identidade, trajetória, produtos ou serviços, valores e missão. Para tornar esse vídeo ainda mais atraente vale usar recursos como animações, entrevistas, design inovador e não apenas imagens da corporação e a voz de um narrador.
- Outra possibilidade é aproveitar datas comemorativas para produzir um vídeo interno. Exemplos: dia do profissional (do engenheiro, do jornalista), Dia da Mulher, das Mães dos Pais. E vale fazer uma minientrevista com alguns deles. Isso motiva e engaja os funcionários.
- Mostrar os produtos ou serviços da empresa em vídeo, com todas as informações importantes sobre eles, é uma boa estratégia para a totalidade dos colaboradores entender o processo de produção, as soluções oferecidas aos clientes. Esse tipo de vídeo também pode ser feito para mostrar o trabalho de cada área da corporação. É importante usar a criatividade por meio de ilustrações, gráficos e quadros para aprofundar as explicações.
- Para evitar os famosos manuais de boas práticas da empresa – nem sempre muito atraentes – um vídeo com regras de convivência, segurança, dress code, de uso de equipamentos como computadores, etc. – facilitam bastante a compreensão dos processos internos.
- Os tutoriais em vídeo também estão sendo bastante utilizados. Eles ajudam os colaboradores a visualizar, por exemplo, o funcionamento de ferramentas e softwares, diminuindo erros e retrabalho.
Agora que você já conhece os usos é só escolher o tipo de vídeo mais adequado para o momento da empresa. E se precisa de ajuda com isso, consulte a Agência Broadcast.
Fonte: Voxel Digital