Uso das redes sociais pelas empresas: vale a pena?

Os dados são recentes – julho deste ano – e foram produzidos pela We Are Social e Hootsuite: o Facebook reúne hoje 130 milhões de brasileiros; são 127 milhões no YouTube: 110 milhões no Instagram; 51 milhões no Linkedin; e 17,1 milhões no Twitter.

Essas pessoas são os consumidores das empresas de produtos e serviços e, hoje, por causa das redes sociais, têm voz, opinião e impactam diretamente a imagem e a reputação das corporações com seus comentários e compartilhamentos.

Por essa razão, a resposta à pergunta do título desse post é uma só: sim, vale muito a pena. As empresas precisam estar presentes onde seus consumidores estão. Essa é a forma de criar, estreitar e manter relacionamento com seus clientes.

Mas, há outras razões para as empresas usarem as redes sociais. Confira:

  • Reforçar a marca e torná-la mais próxima dos clientes
  • Ampliar visibilidade, atraindo tráfego para o website e demais canais da empresa
  • Mostrar a autoridade da empresa no mercado em que atua
  • Fortalecer o vínculo com consumidores, fornecedores e demais stakeholders da corporação
  • Monitorar em tempo real as conversas e as menções sobre a empresa e, desta forma, garantir rapidez para agir em caso de eventuais críticas a produtos e serviços
  • Identificar novas oportunidades de negócio
  • Facilitar a realização de benchmarks
  • Atrair talentos e engajar os colaboradores
  • Obter informação relevante sobre o comportamento dos consumidores para subsidiar o trabalho das equipes de marketing e venda
  • Distribuir conteúdo relevante para os consumidores
  • Atrair prospects
  • Melhorar o posicionamento da empresa nos buscadores
  • Ampliar o awareness da marca

Como se viu, não dá para desconsiderar a importância das redes sociais para os negócios e o relacionamento das empresas com seus consumidores. Ficar fora delas é o mesmo que acreditar na possibilidade de vender sem anunciar. Pense nisso!

Se precisa de ajuda para fazer a gestão das redes sociais da sua empresa, chame a Agência Broadcast.