Uso das redes sociais pelas empresas: vale a pena?
Os dados são recentes – julho deste ano – e foram produzidos pela We Are Social e Hootsuite: o Facebook reúne hoje 130 milhões de brasileiros; são 127 milhões no YouTube: 110 milhões no Instagram; 51 milhões no Linkedin; e 17,1 milhões no Twitter.
Essas pessoas são os consumidores das empresas de produtos e serviços e, hoje, por causa das redes sociais, têm voz, opinião e impactam diretamente a imagem e a reputação das corporações com seus comentários e compartilhamentos.
Por essa razão, a resposta à pergunta do título desse post é uma só: sim, vale muito a pena. As empresas precisam estar presentes onde seus consumidores estão. Essa é a forma de criar, estreitar e manter relacionamento com seus clientes.
Mas, há outras razões para as empresas usarem as redes sociais. Confira:
- Reforçar a marca e torná-la mais próxima dos clientes
- Ampliar visibilidade, atraindo tráfego para o website e demais canais da empresa
- Mostrar a autoridade da empresa no mercado em que atua
- Fortalecer o vínculo com consumidores, fornecedores e demais stakeholders da corporação
- Monitorar em tempo real as conversas e as menções sobre a empresa e, desta forma, garantir rapidez para agir em caso de eventuais críticas a produtos e serviços
- Identificar novas oportunidades de negócio
- Facilitar a realização de benchmarks
- Atrair talentos e engajar os colaboradores
- Obter informação relevante sobre o comportamento dos consumidores para subsidiar o trabalho das equipes de marketing e venda
- Distribuir conteúdo relevante para os consumidores
- Atrair prospects
- Melhorar o posicionamento da empresa nos buscadores
- Ampliar o awareness da marca
Como se viu, não dá para desconsiderar a importância das redes sociais para os negócios e o relacionamento das empresas com seus consumidores. Ficar fora delas é o mesmo que acreditar na possibilidade de vender sem anunciar. Pense nisso!
Se precisa de ajuda para fazer a gestão das redes sociais da sua empresa, chame a Agência Broadcast.