Conceitos e ações ESG precisam ser disseminados para inspirar outras empresas, por Cynthia May Richard
É interessante e importante acompanhar a crescente adesão das empresas aos conceitos traduzidos pela sigla ESG tão em voga atualmente, que significa em português, “ambiental, social e governança”.
Cada vez mais, o compromisso das organizações com os impactos sociais e ambientais se reverte em ganhos de imagem para a marca, maior atração de investidores, aumento de competitividade, melhor desempenho financeiro.
E o que é fundamental, necessário e urgente: efetiva contribuição para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, do meio ambiente, do planeta. Não é à toa que o ESG também é conhecido como ‘a nova onda verde’.
Um estudo produzido pela plataforma de inovação aberta Distrito mostra que o assunto vem ganhando tanta importância no meio corporativo que hoje muitas startups estão focadas em oferecer soluções de ESG para as companhias.
De acordo com o relatório, atualmente existem no Brasil cerca de 740 empresas atuando nesse segmento. E cita alguns exemplos:
► Zenklub – voltada ao cuidado emocional dos colaboradores das organizações;
► Plataforma Verde, software que rastreia a cadeia produtiva;
► Autentify, dedicada à prevenção de fraudes;
► Egalitê – promove a inclusão de profissionais com deficiência;
► EuReciclo – focada na logística reversa de embalagens para empresas;
► Trashin – faz a gestão e logística de resíduos de corporações.
Vale lembrar também a importância de as organizações compartilharem suas experiências, estratégias e ações afirmativas nas redes sociais, seja por meio de vídeo, podcast, produção de conteúdo e outras ferramentas, não só com o intuito de promover as marcas, mas também para ajudar a construir um novo paradigma de justiça social, bem-estar, inclusão e preservação ambiental, servindo de referência e inspiração para outras empresas. Ou seja, todos ganham!
A Agência Broadcast tem as estratégias ideais para divulgar os conceitos e ações ESG.