Outras tendências das mídias sociais em 2022: mais confiança em pessoas do que em marcas
Os anúncios sociais serão uma das grandes tendências das redes em 2022, enquanto os cookies serão eliminados – o Google já trabalha para tirá-los de rastreamento até o ano que vem. Diante disso, o futuro da publicidade social precisa ser definido, o que vai exigir das marcas equilíbrio na necessidade de “serviços personalizados, consentimento e conformidade”. É o que aponta o relatório Tendências das Mídias Sociais em 2022, produzido pela Hubspot e Talkwalker.
As mídias sociais têm sido cruciais para as marcas alcançarem públicos maiores e os anunciantes já perceberam a importância dos anúncios sociais e sua enorme relevância no futuro.
Hoje, mais do que nunca, as marcas precisam aproveitar a confiança do conteúdo gerado pelo usuário. Estudos revelam que a maioria das pessoas confia em outros consumidores e não tanto nas marcas. E já que a quantidade de dados disponíveis na internet – o Facebook, por exemplo, tem 52 mil pontos de dados de cada pessoa que usa a rede -, as empresas precisam fazer anúncios direcionados e personalizados, baseados em insights de seus consumidores. As palavras de ordem são: envolva, entretenha e eduque.
Outra tendência para 2022 é a Responsabilidade Social Corporativa, pois neste ano as marcas precisam se concentrar em seu comprometimento com ela, ouvindo e agindo nas questões sociais que mais importam para seus consumidores, como mostra o relatório Hubspot/Talkwalker. As pessoas querem mais das marcas que seguem e das quais compram. Uma pesquisa da CNN apontou que 75% de seu público valoriza empresas que se comportam de forma mais sustentável, mas querem provas consistentes de que fazem o que falam.
O estudo também destaca a importância de ouvir antes de falar, dedicar tempo para escutar com atenção o que seus consumidores estão dizendo. Isso implica entender que as atitudes como saber ouvir falam mais alto do que as palavras, e as empresas devem evitar, por exemplo, replicar um sentimento popular para tentar manter o envolvimento de seu público.