TikTok quer atrair pequenas e médias empresas

Uma matéria publicada pelo Estadão revela que o TikTok soma mais de 80 milhões de usuários no Brasil, ou 69,5% do total de 115 milhões de usuários do Instagram, seu principal concorrente.

O interessante disso tudo é que o TikTok pode ser, de acordo com o jornal, um importante aliado das pequenas e médias empresas. Em outubro do ano passado, a plataforma lançou o TikTok Ads Manager, desenvolvido para essas companhias criarem e administrarem anúncios e campanhas. Com isso, será possível “chegar a novas audiências, além de construir uma do zero facilmente e com menos investimento”.

A comunidade do canal ainda é bastante jovem – 61% têm mais de 25 anos e 30%, mais de 35. Mas, de acordo com especialistas, o importante é aprender e saber usar a linguagem do TikTok que, aliás, acaba de anunciar outra novidade: o lançamento de sua própria área de promoção e distribuição de música, a SoundOn.

Com tudo isso, não é de estranhar que o Relatório Tendências das Mídias Sociais em 2022, elaborado pela Hubspot e TalkWalker, tenha destacado o predomínio do TikTok entre as mídias sociais neste ano. Essa tendência pode ser confirmada pelo report que a plataforma de vídeos divulgou, recentemente, e que mostra, entre outros dados, que:

  • 73% dos usuários afirmam ter uma conexão maior com as marcas com as quais interagem no TikTok em relação a outras plataformas
  • 78% concordam que as melhores marcas no TikTok são as que trabalham juntamente com os usuários
  • 67% afirmam que foram inspirados a comprar pelo TikTok mesmo quando não pensavam nisso.
  • Os vídeos de comidas e bebidas apresentaram crescimento de 106% no ano passado; os de viagens, 163%.
  • As principais hashtags registraram taxa média de engajamento de 12%
  • Em dezembro de 2021, a hahstag #TikTokMadeMeBuylt totalizava mais de 7,4 bilhões de visualizações
  • A plataforma reúne hoje mais de 100 mil criadores em 24 mercados
  • 96,6% das visualizações de vídeo ocorreram na página “Para Você”.