Conteúdo, imprescindível em qualquer formato
Ninguém vive sem produzir conteúdo de alguma forma, seja ela qual for. De uma lista de compras no supermercado ou na feira até uma tese de doutorado, o conteúdo vai ter de ser feito. A internet acelerou esse processo – antes restrito às conversas pessoais ou telefônicas e às cartas.
Empresas e pessoas são obrigadas hoje a preparar e oferecer conteúdo para seus públicos, mas se engana quem pensa que são poucos os tipos possíveis. São muitos, dos mais rotineiros – textos nas plataformas de mensagens instantâneas e aos posts para redes sociais – aos mais trabalhosos, como vídeos, webinars, entre outros.
Essa necessidade também remete à obrigatoriedade de expressar-se corretamente. Participo de um grupo no whatsapp e, às vezes, leio ou ouço coisas inacreditáveis.
O assunto aqui e agora são os vários tipos de conteúdo. Vamos a eles:
- Textos para plataformas de mensagens instantâneas
- Posts para blogs e redes sociais
- Vídeos
- Podcasts
- Vídeocasts
- Newsletters
- Ebooks
- audiobooks
- Hotsites
- White papers
- Infográficos
- Relatórios
- Fotos
- Ilustrações / desenhos
- Entrevistas
- Reviews
- Artigos
- Guias
- Notícias
- Webinars
- Email marketing
Qualquer que seja o formato escolhido – estrategicamente escolhido – o importante é nunca esquecer: para quem o conteúdo está sendo produzido, se ele é relevante para quem vai ler, se resolve um problema ou esclarece uma dúvida. Só assim será possível estabelecer relacionamento e promover o engajamento com seus públicos.
Vale lembrar o seguinte: sim, a inteligência artificial chegou para ficar, inclusive na produção de conteúdo. Pedi um post para redes sociais sobre tipos de conteúdo. O que recebi de volta foi isso:
Com o aumento da concorrência nas redes sociais, é importante criar conteúdo inovador para se destacar. Existem vários tipos de conteúdo que você pode usar para chamar a atenção dos usuários. Desde conteúdo técnico e instrucional até conteúdo divertido e criativo, é possível criar conteúdo de qualidade para cada plataforma. Descubra os diferentes tipos de conteúdo que você pode usar para alcançar o seu público-alvo e explorar novas formas de engajá-los. #ConteúdoCriativo #Engajamento #RedesSociais