Mídias sociais em 2023: continuam imprescindíveis para as marcas

Fiquei curiosa para saber o que se pode esperar das mídiais socias em 2023, principalmente depois dos percalços da Meta com o metaverso, a compra do Twiter por Elon Musk, e o uso cada vez maior do TikTok. Fui dar uma espiada no Google e encontrei uns dados bem interessantes. São inúmeras as fontes: Data Reportal, Statista, Talkwalker, Sprout Social, Accenture, entre outras.

Esses dados foram os que achei mais interessantes (importantes):

  • Os usuários de redes sociais em todo mundo somam 4,74 bilhões e o número deve subir para 6 bilhões em 2027
  • Cerca de 60% da população mundial está presente em ao menos uma mídia social
  • Em 2022, as redes sociais conquistaram 190 milhões de usuários
  • O Facebook ainda é o canal com maior número de usuários: 2,9 bilhões de pessoas
  • Mais de 50 milhões de usuários usam o Linkedin para procurar emprego todas as semanas. A plataforma recebe 101 pedidos por segundo
  • O mercado de marketing de influência deve atingir R$ 17,4 bilhões esse ano
  • Mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo dizem ser criadoras de conteúdo
  • Os consumidores estão abrindo mão dos megainfluenciadores. Muitas marcas já se deram conta desta tendência e estão fazendo parcerias com outros tipos de criadores
  • O Instagram tem taxa de 81% de engajamento para anunciantes, contra 8% do Facebook
  • Quase 56% dos consumidores revelam que deixaram de seguir, nas redes sociais, as marcas que não oferecem bom atendimento e 57% deles preferem usar essas mídias para entrar em contato com a empresa
  • Os clientes têm receio de comprar nas redes sociais – 48% deles acreditam que poderão não ser reembolsados se o produto estiver com defeito; 37% preocupam-se com as políticas de devolução; e 32% imaginam que vai demorar muito tempo para receberem os pedidos.

Os estudos mostram ainda que o Facebook é mais utilizado por pessoas com 35 anos ou mais. O TikTok, como se sabe, é o preferido dos jovens. De toda forma, as redes são um importante instrumento de marketing para as empresas, que as utilizam para engajar-se com seus consumidores.