E o consumidor que se lasque!!!!

Há uns 20, 25 dias, recebi uma ligação da minha operadora de telefonia fixa e móvel. O atendente me informou que o orçamento que eu havia solicitado para um plano empresarial estava vencendo e que eu ia perder a promoção. Informei que eu não tinha pedido plano algum e perguntei com quem eles queriam falar. “Com a Solange”. Disse que eu não era a Solange e que não conhecia nenhuma Solange.

Acreditei que tudo estava resolvido. No dia seguinte, uma nova ligação com o mesmo discurso para a mesma pessoa – a Solange. Respondi com as mesmas informações, pedindo para incluírem no sistema que a Solange não é titular daquele número de telefone celular, no caso em questão e até aquele momento.

Para encurtar a história, recebi pelo menos umas 15 outras ligações, com o mesmo assunto para a mesma pessoa, em diversos horários, com vários DDDs diferentes, inclusive no telefone fixo. Eu sempre pedia para informarem no sistema que aquele telefone não era da Solange. Nada! Quando me ligavam no celular, comecei a bloquear todos os números.

A última ligação foi há poucos dias. Eu já estava sem paciência e pedi para pararem de me ligar pois eu já havia dito, inúmeras vezes, que não era a Solange. E perguntei: “Quando é que vão parar de me ligar?”. A resposta da atendente certamente deve fazer parte de todos os melhores manuais de atendimento ao cliente. Ela disse: “Vamos parar de ligar quando você for mais educada”. Oi? Como assim?

Conversando faz uns 10 dias com uma amiga, ela me contou que, na véspera, quando chegou ao escritório, descobriu que todos os telefones estavam mudos. Ligou para a operadora – que é a mesma – e ouviu que o titular da linha havia pedido o desligamento de todas elas. Ela questionou, claro, porque o titular é o marido dela e ele não fez isso. O atendendo informou que haviam recebido uma ligação em nome do titular solicitando o cancelamento. Não adiantou nada minha amiga perguntar quais os procedimentos adotados para o cancelamento, se não era necessária uma comunicação por carta assinada ou, ao menos, um email. Não falei mais com ela, mas sei que estava aguardando o recebimento da gravação da ligação. Não sei o que deu.

Erros de nome de titular também aconteceram comigo com a operadora de internet e TV a cabo. Foram meses de ligações procurando a Priscila, que devia mensalidades, e eu informando que não era Priscila.

De verdade, fica muito difícil entender como a minha operadora de telefonia fixa e celular não sabe que o meu número não é da Solange. Que cadastro eles têm que permite esse nível de confusão, que beirou o assédio.

Nos dias de hoje, é inconcebível uma empresa cometer esse tipo de erro. Imagina-se que tudo esteja 100% automatizado, informatizado, que as informações sejam verdadeiras. Na hora da cobrança, recebo a conta certinha, com meu nome, o número do telefone, endereço, todos corretos. E como essa mesma operadora cancela várias linhas de telefone depois de uma ligação, sem checar a veracidade da informação, sem exigir um documento por escrito, qualquer coisa no gênero.

O que parece é que a desorganização é colossal e o consumidor que se lasque, aguentando ligações inoportunas, absurdas e erradas. Nunca ouvi um pedido de desculpas ou a informação de que iriam corrigir a informação no sistema. Quanto à atendente, claro, precisa urgentemente de treinamento, porque não faz o menor sentido reagir sem a mínima educação com um assinante que está cansado de ser importunado sem a mínima razão. De certa forma, até preciso agradecer a ela, pois as ligações pararam!