O webinar e o curso como estratégia de marketing

Faz um tempo, eu me cadastrei em alguns sites focados em comunicação e marketing e recebo deles, sistematicamente, informações as mais variadas – algumas úteis, outras irrelevantes, outras questionáveis. Recebo também convites para participar de cursos e webinars gratuitos.

Nunca havia me interessado antes. Mas, nas últimas duas semanas, os temas dos tais cursos me pareceram suficientemente interessantes para me levar até o formulário de inscrição. O primeiro deles foi da Agência Mestre para três aulas sobre o Plano Mestre – que, nada mais era, do que o plano de inbound marketing desenvolvido por eles. O segundo, da Exame Academy, era sobre Metaverso, um assunto que anda me interessando conhecer melhor.

Coordenei minha agenda para poder participar de ambos, cujos dias e horários de realização acabaram se sobrepondo.

Ambos prometiam de incremento no número de clientes (Agência Mestre) e novas possibilidades de crescer na carreira (Exame Academy).

Não posso dizer que não aprendi uma coisa ou outra. Não, seria uma grande mentira. Mas, como li de um participante no chat de um desses eventos, a melhor aula de todas foi a de venda. É incrível! Primeira e segunda aulas há conteúdo interessante, relevante. Na terceira, não se iluda: é um verdadeiro massacre de vendas. Com ofertas e ameaças, tipo: o desconto que estou oferecendo só vale até dia 31 de agosto, desde que eu receba o contrato assinado por sua empresa até 18h. Depois desse horário, esqueça o desconto. Vai valer o preço cheio – e que preço!

No outro curso, o de metaverso, recebi umas mensagens pelo whatsapp que só posso classificar de malcriadas: ou você faz isso agora ou vou excluir você do grupo (ou algo semelhante). Fiquei tão indignada, digamos assim, que sai do grupo e exclui todas as mensagens anteriores.

Não sou inocente de achar que duas empresas estariam oferecendo conhecimento sem querer nada em troca. Mas, vamos e venhamos: a estratégia está muito agressiva. Se convence alguém com isso, não sei dizer. Sei que a mim ninguém pega com esse tipo de conversa!