Perfis profissionais

Não faz muito tempo, fiz um teste online para um emprego. A ideia dos contratantes, imagino, era já deixar de lado quem não tivesse o perfil adequado/buscado para o cargo. Não fui contatada, claro. Mas, o interessante disso tudo foi o resultado do teste: a conclusão era a que eu tenho um perfil de ‘especialista’. A explicação: não levo ‘jeito’ para dirigir equipes ou para ser ‘liderada’. Preciso confessar que é verdade. Tanto que hoje trabalho sozinha. Tem vantagens e desvantagens, como tudo na vida.

Mas, esse teste chamou minha atenção para os vários tipos de perfis profissionais. Curiosa, fiz uma pesquisa na internet e encontrei várias informações a respeito. No site da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (leia aqui), achei a descrição dos sete tipos essenciais: brincalhões, definidos como espirituosos, cheios de ideias, criativos e bons para trabalhar em equipe se marketing ou venda; caçadores de tesouros, que têm conhecimento sobre como aumentar o lucro da empresa e capazes de aumentar seu potencial de sucesso; maestros, profissional raro com visão estratégica e capazes de desenvolver um bom planejamento; visionários, os que estão por trás das grandes invenções e que criam algo a partir do nada; comunicadores, os que conseguem organizar ideias em forma de palavras e de pensar maneiras passar  motivação e conhecimento para outras pessoas; conectores, capazes de unir pessoas de várias áreas de conhecimento e, com isso, atingir os objetivos por meio do trabalho de equipe; e os hackers, que desconstroem ao mesmo tempo que constroem, criam processo e testam novas possibilidades.

Por outro lado, o site da Microlins (confira aqui) lista os sete profissionais que ninguém pode ser: inflexível, grosseiro, estagnado, fofoqueiro, o que demora para responder, o cheio de desculpas e o que não sabe falar inglês.

Na página da Universidade São Judas (leia aqui) encontrei o perfil profissional que as empresas estão buscando atualmente. De acordo com a matéria, são pessoas com boa formação, capacidade de liderança global, compatíveis com os valores da empresa, com visão estratégica de mercado, habilidade de relacionamento interpessoal, com mente criativa, abertas a mudanças, proativos, resilientes, empáticos, responsáveis, persistentes, humildes, focadas, entusiastas, íntegras, com qualificações diferenciadas e coragem para assumir riscos.

Sem dúvida, todas as qualidades listadas acima são absolutamente louváveis. Mas, é muito pouco provável encontrá-las todas em uma única pessoa. Eu não conheço ninguém assim. Ainda!