Qual é a dificuldade de usar a máscara?
De 19 de março, quando entrei em quarentena, até final de julho, saí de casa apenas duas vezes: uma para tomar vacina contra a gripe, a outra para ir ao dentista.
Em agosto, voltei a fazer minhas caminhadas, agora pela avenida Paulista, já que o Parque Trianon continua fechado. É uma maravilha voltar a ver as pessoas nas ruas, movimento, carros… Mas, saio com a máscara e um frasquinho de álcool em gel na mão.
Mas, tenho ficado horrorizada com o que vejo por aí e que está piorando. É muito grande a quantidade de gente que usa a máscara de forma errada: no queixo, pendurada em uma orelha ou na mão. Os fumantes, claro, tiram a máscara toda vez que acendem um cigarro. Tem gente até que coloca a proteção no pescoço para falar ao celular. Como assim?
Essas atitudes não são privilégio de uns ou outros. São pessoas de todos os tipos, de todas as classes sociais, de todas as raças, todos os gêneros.
Nos últimos dias, tenho me espantado com o número de gente sem máscara, simplesmente sem a proteção. São pessoas que saíram de casa sem ela e tudo bem… Hoje mesmo vi uma senhora idosa sem máscara visível em qualquer parte do rosto ou dos braços.
Tenho tido vontade de chegar em alguém sem máscara e perguntar: Vem cá! Por que mesmo você não usa a proteção ou usa errada?
O que pode ser isso? Falta de informação? Pouco provável. Bem pouco provável. O que não ajuda, com certeza, é ver, inúmeras vezes, o presidente da República andando por aí sem máscara. Essas pessoas devem pensar que, se ele não usa, por que elas deveriam usar? Há os assim chamados influenciadores digitais, como Gabriela Pugliesi, que chegam a fazer festas em que todos estão sem máscara.
A resposta é simples: usamos as máscaras para evitar o contágio da covid-19, doença que, aliás, o presidente Jair Bolsonaro já teve.
Não tenho solução alguma para esse problema. Mas é um absurdo ver gente andando por aí sem as máscaras, como se a pandemia tivesse acabado, como se todo mundo já tivesse sido vacinado, como se a covid fosse inofensiva.
Será que existe algum influenciador sério capaz de incentivar as pessoas a usar a máscara? Se tiver que apareça e faça sua parte. Estamos – eu estou, pelo menos – cansados dessas porcarias de exemplo!