Como estão os negócios?, por Beth Guaraldo
Uma boa notícia desta semana foi o resultado das vendas do comércio varejista em 2018, que tiveram expansão de 2,3%, o melhor desempenho em cinco anos. Outros dados do IBGE, entretanto, mostram que a indústria, apesar de ter apresentado alta de 1,1% no ano passado, não conseguiu atingir a marca de 2,5% de 2017. E o setor de serviços teve desempenho negativo – 0,1% – pelo quarto ano consecutivo. O desemprego continua alto – no ano passado a taxa média de desocupação foi de 12,3% contra 12,7% registrados em 2017.
Os números demonstram que a economia está avançando, ainda que lentamente. Quanto aos negócios….
Posso falar pelo que eu sei e vivo. Como profissional que trabalha por conta própria – sou produtora de conteúdo – tenho buscado oportunidades de todas as formas. Por meio de amigos e conhecidos. Ampliando meus relacionamentos no LinkedIn. Outra ‘estratégia’ foi ‘criar’ uma rede de parceiros, com profissionais e pequenas empresas com expertises afins para que, juntos, possamos oferecer aos clientes soluções de comunicação em vários âmbitos e a um custo competitivo. Hoje, essa ‘rede’ inclui gente de produção de vídeo, fotos, podcasts, conteúdo (além de mim), comunicação interna, marketing digital, atendimento, etc.
Sistematicamente, temos mantido contato uns com os outros. E todos dizem a mesma coisa: o mercado continua difícil, parece parado. O que chama a atenção é que as demandas de prospects continuam ‘normais’, em alta até, mas demoram para responder – ou sequer respondem. Estão, ao que tudo indica, em compasso de espera.
Não dá para saber quando – e, pior, se – essa situação vai melhorar. E o que precisa ser feito para a economia andar. Os especialistas são unânimes: o governo precisa aprovar as reformas. De outro jeito não tem como.
Então, o que gostaria de propor nesse post é uma troca. Como vai o seu negócio? Está andando? Você está satisfeito com os resultados? Ou as coisas também estão caminhando lentamente para você? Quer compartilhar sua experiência? Se quiser, escreva nos comentários do blog ou no próprio LinkedIn. Semana que vem prometo compartilhar as opiniões com todos.