Um podcast para chamar de seu, por Cynthia May Richard
No meu último post sobre podcasts, abordei a importância de definir e entregar conteúdo de valor para os ouvintes. Agora, o assunto é escolher um guarda-chuva para abrigar as suas mensagens, ou seja, o nome do seu podcast, que será a sua marca registrada no vasto mundo de programas digitais.
A criatividade, com certeza, ajuda, mas como o objetivo é estabelecer uma relação direta com a audiência, alguns requisitos devem ser observados:
1- O nome deve ser curto (duas ou três palavras). E, claro, permitir fácil assimilação do tipo de conteúdo. Para isso, é bom fazer uma listagem de sugestões, até encontrar a melhor opção.
2- Como existem milhares de podcasts, é recomendável também fazer uma boa pesquisa no Google e nas plataformas de áudio para verificar se o nome já existe. Às vezes, nos deixamos levar pela ‘eureka’ do grego Arquimedes, quando alguém já fez isso antes.
3- Outro passo importante é saber se o domínio da sua ‘marca’ está disponível. Isso porque você pode querer, em algum momento, criar um site para o seu podcast e o ideal é que o endereço seja o nome do programa. A consulta pode ser feita no endereço https://registro.br/
4- Subtítulo. Esta é também uma etapa que merece atenção. Vamos dizer que o subtítulo é o slogan do seu podcast. É ele que complementa o nome do programa, deixando clara sua linha de conteúdo. Outra vantagem é que facilita a busca nas plataformas de áudio. Vou dar dois exemplos de podcasts que produzi:
► PodPrevenir – Mais Segurança & Saúde no Trabalho
► De Malas Prontas – Podcast de viagem e turismo da Rede Mercure de Hotéis
Por hoje, fico por aqui!
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