Área de notícias no site: cuidado com a reprodução de conteúdo jornalístico, por Beth Guaraldo

Muitas empresas implantam em seus sites áreas de notícias. Há quem as utilize para divulgar informações/notícias sobre a organização – lançamento de produtos e serviços, conquistas, contratações, etc. Mas, há também muitas que usam essa área para publicar as matérias que a imprensa fez sobre elas.

É bom lembrar que a internet deixou de ser um ‘território de ninguém’ há muito tempo e que os direitos autorais precisam – e devem – ser cumpridos rigorosamente.

Como se sabe, Google e Facebook vem sendo pressionados, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, a pagar os veículos de imprensa e agências de notícia pelo uso de suas matérias.

Aqui no Brasil, já existe um projeto de lei propondo que empresas digitais paguem direitos autorais a veículos jornalísticos e a profissionais de imprensa.

Por isso, antes de colocar no site uma notícia de sua empresa veiculada em um jornal ou revista (rádio, TV ou internet), certifique-se que:

  • A notícia está aberta no site, ou seja, que não há impedimento para ler a publicação quantas vezes quiser.
  • Se for, por exemplo, notícias de veículos que exigem assinatura, é melhor não publicar. O mesmo vale para imagens de matérias da mídia impressa.
  • Em caso de dúvida, o melhor é entrar em contato com o veículo em questão e obter autorização.

Produzir conteúdo – texto ou imagem – é o negócio dos veículos e custa caro. Nada mais justo que eles recebam direito autoral por isso.

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