Briefing: A arte de saber pedir, por Mauro Letizia
Em um processo em que existe uma relação entre cliente e fornecedor, é imprescindível ter um documento no qual estão centralizadas todas as informações necessárias e importantes para a execução do serviço. Esse documento é o briefing.
Você já imaginou chegar a um restaurante e simplesmente dizer ao garçom: “Quero comer! Estou com fome!” E mais nada? Qual a possibilidade de o garçom trazer o que você está querendo? Ele não sabe o tamanho da sua fome, se você é vegetariano ou tem alergia a alguma comida, se está de dieta ou é diabético, se você gosta de camarão ou sarapatel, ou se simplesmente quer um arroz com feijão.
Com a formulação do briefing acontece o mesmo. Se você simplesmente solicita: “Quero vender! Preciso faturar!” não vai dar certo. Em seu universo, o cliente é quem mais conhece seu produto – ou produtos – e suas necessidades no negócio, mas é a agência que entende de comunicação e divulgação. É ela que sabe como passar a mensagem certa, para o público certo, no canal ideal, no momento mais adequado, e as ferramentas e métricas mais indicadas para trazer o melhor resultado para o cliente.
Um plano de comunicação bem-feito, criativo, alinhado aos objetivos de negócio da empresa é imbatível. Um briefing completo, seguido de um de-briefing com questões pertinentes vindas da agência é um ótimo começo para uma entrega vencedora.
Saber pedir é uma arte.
Se precisa de um trabalho de comunicação eficiente, entre em contato com a Agência Broadcast.