Colunismo em áudio, por que não?, por Cynthia May Richard

A ideia desse post é mostrar ao leitor como é possível usar o podcast para criar uma ‘coluna em áudio’, ou seja, posicionar-se como ‘colunista’ sobre temas do seu domínio para construir autoridade e engajar os seus públicos de interesse.

Importante, primeiro, esclarecer o conceito de ‘coluna’. No jornalismo, trata-se de texto inserido na categoria de gênero opinativo: comentário, crônica, resenha ou um ponto de vista. Assim, há colunas social, política, esportiva, sobre música, livros, entre muitos outros assuntos.

Vale destacar que o colunista necessariamente não precisa ser jornalista, vide grandes nomes do colunismo brasileiro, a exemplo do cineasta Arnaldo Jabor ou mesmo do escritor Érico Veríssimo.

Isso significa que um profissional de qualquer área – advogado, economista, médico, fotógrafo, especialista em TI, etc. – pode construir reputação como colunista.

E como usar o podcast para construir a coluna?

1- É preciso ter conhecimento, profundidade e versatilidade sobre determinado assunto para gerar confiança e inspirar credibilidade na audiência.

2- Escolha temas interessantes que atendam às expectativas dos ouvintes sobre aquela temática.

3 – Não esqueça que coluna escrita é diferente de coluna em áudio. São linguagens diferentes. A forma mais coloquial, sem termos rebuscados, com foco no perfil do seu ouvinte, é a mais indicada para o colunismo em podcast.

4 – Como nem todos têm a mesma facilidade para se expressar, a coluna pode ser estruturada em tópicos a serem desenvolvidos na gravação ou mesmo com um roteiro prévio, que poderá ser lido, mas na forma mais coloquial possível. Um certo treino antes é uma boa pedida.

5 – Por ser um formato ‘solo’, apenas a sua fala, 2 a 3 minutos de duração já dão conta do recado.

6 – Áudio também exige alguns atrativos que dão ‘colorido e riqueza’ ao seu podcast, auxiliando também a manter a atenção da audiência, como boas vinhetas de abertura e encerramento, efeitos de passagem para marcar algumas transições de conteúdo, entre outros recursos sonoros.   

Com isso tudo em mente, aproveite o podcast para mostrar sua expertise.

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