Facebook Stories – a HQ reformulada, por Mauro Letizia

A HQ, história em quadrinhos, sempre fez parte de nossas vidas. É um jeito de contar história consolidado em nossa cultura e tem sua eficiência comprovada para transmitir uma mensagem, tanto para crianças como para adultos – para este público existia até a fotonovela!

E agora a HQ se reinventa adequada ao device que já podemos considerar uma extensão do corpo humano: o smartphone. O Facebook Stories tem, em sua essência (e no nome) contar histórias por meio de quadros, deslizados lateralmente e com recursos de imagens, vídeos, animações e som. Quando lançado, se transformou em uma mania para mostrar cenas pessoais, selfies, performances inusitadas, flagrantes do dia ou da noite, um modo de exibir intimidades instantâneas.

Mas se somamos um roteiro a essa sequência de quadros, temos uma ferramenta contadora de histórias, que pode ir do mais didático dos assuntos ao mais envolvente e emocional enredo.

A Folha de S. Paulo (https://tinyurl.com/ej9ktxaw) desenvolveu uma série de stories, com uma grande quantidade de temas que atendem aos mais variados gostos, entre as quais uma sobre a história do Fusca.