Por que criar um podcast? , por Cynthia May Richard

Como dizem os especialistas, esta é a era digital do áudio, e o podcast – programa de rádio online sob demanda – é o expoente deste novo ciclo.

Confira 7 motivos:

1- A popularização dos smartphones ampliou a disseminação do podcast, permitindo ouvir áudios quando e onde quiser, e ainda realizar simultaneamente outras atividades, como caminhar, dirigir, fazer exercícios etc.

2- O podcast consolida-se no meio corporativo como ferramenta estratégica para construir autoridade, engajar clientes, gerar conexão e crescimento de audiência qualificada.

3 – O Brasil já ocupa o 2º lugar entre os maiores consumidores de conteúdos em áudio no mundo, depois dos Estados Unidos.

4 – Estima-se que o País tenha perto de 35 milhões de ouvintes de podcast, ou seja, em torno de 8% da população (pesquisa Abpod/2020).

5- Potencial de crescimento: segundo a Voxnest (*), o Brasil foi o país onde a produção de podcast mais cresceu desde o começo de 2020.

6 – Mais de 80% dos ouvintes de podcasts têm curso superior completo ou ainda incompleto (fonte: Abpod).

7 – Plataformas como Facebook e Telegram, por exemplo, já estão de olho no boom do áudio.

(*) A Voxnest é uma empresa americana de tecnologia que oferece soluções profissionais para produtores de podcasts.

Conheça a Agência Broadcast