Pesquisa mostra os principais desafios das agências de comunicação hoje

Recentemente, a Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial divulgou a pesquisa Panorama das Agências de Comunicação no Brasil: estrutura, organização e tendências, com dados bem interessantes, apesar de ter sido respondida por apenas 76 agências. A apresentação do estudo informa ter utilizado sistema de autopreenchimento online, mas não especifica quantos ‘convites’ foram feitos e o percentual de respondentes.

O levantamento destaca que, atualmente, as agências têm atuação bem abrangente na comunicação, sendo as Mídias Digitais e Sociais a área em que elas mais atuam (85%). Assessoria de Imprensa ainda é um serviço prestado por 77% dos participantes, seguida por Comunicação Interna (75%), Gestão de Crises e Riscos (73%) e Assuntos Corporativos/Relações Institucionais (69%). Os demais segmentos apresentados pela pesquisa são Design (59%), Eventos (51%), Gestão de Reputação (49%) e Relacionamento com a Comunidade (48%).

O estudo mostra ainda que, entre as inovações tecnológicas incorporadas pelas agências e disponibilizadas aos clientes, estão os apps (62%), conteúdo 360º (55%), realidade aumentada (16%), algoritmos (14%) e internet das coisas (10%).

Pelo que mostra a pesquisa, os desafios enfrentados pelas agências nos últimos dozes meses (os questionários foram ‘aplicados’ entre abril e junho deste ano) não foram poucos. A crise econômica brasileira, de acordo com os participantes, teve impacto direto na redução dos orçamentos dos clientes (84%) e na dificuldade para manter ou aumentar a margem de lucro (72%).

No âmbito da gestão, as agências tiveram dificuldades para formar equipes multidisciplinares (35%), contratar talentos (nível júnior) especializados e com capacidade de entendimento de contexto e desenho de estratégia (27%). Em nível sênior, o desafio foi a atualização dos serviços e/implementação de novos (24%) e remuneração de funcionários-chave com base, principalmente, no desempenho financeiro geral (24%).

Ainda sobre os desafios que enfrentam em seu mercado de atuação, as agências apontaram a situação econômica nacional (64%), o digital e as novas tecnologias (47%), o gerenciamento da comunicação pelo cliente em nível júnior (36%) e o recrutamento e desenvolvimento dos profissionais (33%) com os principais.

Outro ponto de relevância na pesquisa foi o levantamento das habilidades mais requeridas dos executivos de comunicação nos próximos anos:

  • Marketing e desenvolvimento de negócios (63%)
  • Criação de conteúdo multimidia (45%)
  • Análise de big data (43%)
  • Planejamento estratégico (36%)
  • Gestão de riscos e crises, opinião pública e public affairs (33%)
  • Pesquisa, mensuração e análise (31%)
  • Construção e produção digital (29%)

Quando perguntados sobre quais tecnologias e tendências vão impactar a comunicação em maior escala, as agências disseram que são big data (60%), algoritmos (51%), inteligência artificial (44%), conteúdo 360º (34%), fake news (32%) e storytelling digital (22%).