Quer fidelidade do seu cliente?, por Beth Guaraldo

Se sua resposta foi sim, a solução é oferecer bons produtos e serviços, cumprir seu propósito, respeitar o meio ambiente, apoiar e praticar a diversidade, respeitar as leis e oferecer conteúdo relevante no lugar de mensagens autoelogiosas

Foi-se o tempo em que, para vender seus produtos e serviços, as empresas precisavam ter somente uma boa campanha publicitária, investindo milhões nessa estratégia, às vezes acompanhada por ações de relações públicas.

O consumidor não engole mais o ‘discurso’, a ‘conversa’ publicitária ou marketeira de autoelogio a produtos e serviços das empresas. Hoje, ele tem voz e as redes sociais à sua disposição para ‘conversar’ diretamente com elas, para criticar, elogiar ou dar sugestões.

Por isso, a estratégia de comunicação mudou e quem ainda não se deu conta disso vai ficar para trás. O consumidor quer muito mais das empresas do que apenas seus produtos e serviços. Ele quer saber qual é o propósito dessa companhia, quais são suas crenças, seus valores, se ela cumpre as leis, as regras, se respeita o meio ambiente, se apoia e pratica a diversidade.

Além disso tudo, no lugar de mensagens publicitárias ou marketeiras que não atendem mais aos seus anseios, o consumidor quer receber da empresa conteúdo relevante, em troca de sua fidelidade – que, aliás, hoje é bem difícil de conquistar.

É por isso que a empresa hoje precisa ser publisher, criar e manter seu próprio canal de informação e relacionamento com seus clientes. Não, é claro, para ficar falando apenas de seus produtos e serviços. Mas, sim para mostrar o que sabe fazer, que é uma autoridade em seu campo de atuação e que está 100% alinhada com os desejos de seus consumidores e que os coloca, verdadeiramente, no centro de tudo.

O que o consumidor quer saber então da empresa? Como resolver um problema, sanar uma dúvida, saber de algo que desconhece. Conhecer melhor seu setor de atuação e tudo que está em torno disso. Um exemplo?

Uma indústria cosmética pode criar um portal para dar dicas às suas consumidoras sobre maquiagem, contar histórias sobre a criação de alguns produtos, como, por exemplo, o batom – quando surgiu, como era feito e como é feito hoje. Ideias não faltam.

Vai dar trabalho? Vai, vai dar muito trabalho, mas vai dar mais visibilidade, credibilidade, boa reputação e os clientes vão responder positivamente. Mas, a empresa que fizer isso, muito além de vender mais, vai prestar um enorme serviço ao seu consumidor e isso ele não vai esquecer tão cedo.

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