Algumas tendências da comunicação para 2023

2023 começando e, apesar de um certo atraso, aí vão algumas das tendências da comunicação para o ano, que reforçam o que já vinha ocorrendo nos últimos tempos. Para encontrar essas tendências, fiz uma busca na internet e descobri que a maioria dos especialistas está prevendo as mesmas coisas. São elas:

  1. A aposta no metaverso se mantém, apesar do que ocorreu com o Facebook, cujas previsões sobre a tecnologia não se concretizaram. Ficou valendo o que disse, há um ano, Steve Galloway, professor da Universidade de Nova York e guru do Vale do Silício: “O metaverso de Mark Zuckerberg será o grande fracasso de 2022”. Mas, grandes empresas continuam investindo nele, como é o caso da Microsoft.
  • Os vídeos curtos continuarão a dominar a internet em 2023 e podem se tornar muito relevantes para as empresas divulgarem produtos e serviços, além de comunicar suas mensagens. O TikTok segue em alta e o YouTube anunciou que vai monetizar os criadores desses vídeos nesse ano. Por falar em curtos, outra tendência do ano serão os conteúdos em pílulas, que vêm sendo chamados de snack content e são, segundo a Hootsuite, um diferencial para as marcas no relacionamento com seus consumidores.
  • Uso de dados dos usuários: uma pesquisa da KPMG com mais de mil consumidores revelou que 56% deles querem ter mais controle sobre suas informações. Por essa razão, as empresas precisam redobrar os cuidados sobre os dados de seus clientes, de acordo com a LGPD.
  • O uso da inteligência artificial na produção de conteúdo vai continuar em alta. Até veículos de comunicação, como a Bloomberg, Los Angeles Times, Le Monde e Washington Post, já usam a IA nas redações. Mas, paralelamente ou na contramão dessa tendência, há quem aposte na necessidade de um conteúdo mais humanizado, mais pessoal e cada vez mais relevante para o consumidor, o que a IA não entregará. Prova disso vem do Google que passará a valorizar mais o conteúdo criado para pessoas e não para algoritmos.

Agora, é esperar para ver se todas as tendências vão se confirmar!