Ativismo quântico: é possível criar a própria realidade?

A física quântica é a física das possibilidades. Sendo assim, o ativismo quântico é um movimento que tem como princípio a crença no ser humano e em sua capacidade de mudar a si mesmo e à sociedade em que vive por meio dos princípios deste ramo da ciência.

O criador desse movimento é o indiano Amit Goswami, Ph.D em física quântica. Ele é professor emérito da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, e autor dos best-sellers A Física da Alma, O Universo Autoconsciente, O Ativista Quântico, entre outros.

A física ou mecânica quântica – ramo teórico da ciência que estuda todos os fenômenos que acontecem com as partículas atômicas e subatômicas – é aplicada a vários setores do conhecimento, incluindo conceitos filosóficos e espirituais. A teoria diz ser possível a existência de duas situações diferentes e simultâneas para determinado corpo subatômico. Assim, segundo os estudiosos, seria possível a existência de diversas realidades alternativas para cada pessoa.

Os defensores da existência de uma relação entre física quântica e o espiritual afirmam que a força do pensamento pode exercer grande poder sobre a realidade de cada pessoa e, assim, capaz de alterar o mundo ao seu redor. Físicos mundialmente reconhecidos fazem uma correlação entre os princípios da física quântica e o poder e a capacidade de o pensamento de construir a realidade.