Instituto do Câncer precisa de ajuda

Toda pessoa – visitante e, principalmente, os pacientes – que entra no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo se surpreende com o hospital, inaugurado em 2008 e que só atende doentes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde.

Estive várias vezes no ICESP no início deste ano visitando uma pessoa que passou por cirurgia, e a estrutura do hospital me impressionou.

Localizado na avenida Dr. Arnaldo, bem perto do Hospital Emílio Ribas, o Instituto tem 28 andares, 414 leitos – em cada quarto ficam internadas apenas duas pessoas -, 85 vagas na UTI, 18 salas cirúrgicas, 103 consultórios médicos. O hospital é referência em tratamento de câncer na América Latina e, em 11 anos, atendeu mais de 45 mil pacientes. O ICESP trata 10% dos casos da doença registrados no Estado de São Paulo.

Manter essa estrutura em perfeito funcionamento custa muito dinheiro. Não é por outra razão que a Secretaria de Comunicação do Governo de São Paulo acaba de lançar uma campanha para arrecadar doações ao Instituto. O vídeo foi produzido pela Z515 e está sendo veiculado em redes sociais, portais e TVs.

O filme mostra a estrutura do hospital, o atendimento humanizado – é verdade! A gentileza da enfermagem é de ‘tirar o chapéu’, como pude conferir – e depoimentos de pacientes. Quem quiser doar pode fazer isso pela internet – basta acessar www.doaricesp.com.br.