Tendências de RP: colaboração e engajamento são palavras-chave

As mudanças ocorridas nas Relações Públicas nos últimos anos não foram poucas. A pandemia acelerou a migração das empresas para o digital, porque era a maneira de atingir as pessoas remotamente. É o que mostra um estudo preparado pela agência Boost Media e divulgado pelo site Entrepreneur, que destaca ainda as sete principais tendências de RP para as quais as marcas precisam estar atentas.

  • O importante é o engajamento: É certo que as redes sociais mudaram radicalmente a forma como consumidores e marcas se relacionam, mas essas plataformas não podem ser usadas apenas para promover produtos e serviços. As marcas devem concentrar-se em interagir com seus públicos, responder suas mensagens, postar conteúdo relevante e também seguir pessoas ou outras marcas. Uma interação bem-feita pode transformar alguém em um cliente permanente.
·         Colabore com outras marcas: essa é uma nova e inteligente maneira de garantir atenção para seu produto ou serviço. Pense em um brinde ou um conteúdo. As pessoas gostam quando suas marcas favoritas se unem.
  • Divulgue seus conteúdos em podcasts: use essa mídia como uma importante estratégia de RP. A exemplo dos veículos de comunicação tradicionais, há inúmeros podcasts buscando novos entrevistados, seja qual for o nicho de mercado em que sua empresa atua.
  • Adote micro e nanoinfluenciadores: usar personalidades no marketing de influência vem sendo colocado em cheque. A razão é que os consumidores sabem que elas ganham muito para fazer isso e o resultado obtido pode ser o oposto do desejado. Pense nos micro e nanoinfluenciadores, que têm seguidores nichados ou que os conhecem pessoalmente, uma garantia de confiança entre seu público.
·         Mensure com dados: utilize o que as redes sociais oferecem para medir seus esforços de comunicação. O e-mail marketing, por exemplo, deve ser medido antes e depois da implantação de quaisquer ferramentas de comunicação.