VOTOgrafia, a ‘memória do voto’

Eu acredito que, como eu, muita gente esqueceu rápido o nome dos candidatos legislativos nos quais votou em 2014. Isso deve ser bastante comum. E ao esquecer, nós não acompanhamos o mandato do político e, consequentemente, não cobramos providências, nem mandamos sugestões ou críticas. Temos esse direito. Essa obrigação.

Para facilitar a vida de quem costuma se esquecer em que vota nas eleições, o desenvolvedor Marcelo Guaraldo, diretor da Solarys Soluções Digitais, criou o aplicativo VOTOgrafia, uma verdadeira ‘memória do voto’. O app acaba de ser lançado e está disponível para download gratuito na Play Store.

Usar o aplicativo é bem fácil e intuitivo. Depois de se cadastrar, o usuário só precisa acessar o link “Meus Votos” e preencher com os nomes dos candidatos nos quais votou no primeiro e segundo turnos das eleições deste ano.

Assim que os eleitos assumirem – presidente e governadores em 1º de janeiro, senadores e deputados federais em 1º de fevereiro e deputados estaduais em 15 de março –, o usuário poderá acompanhar o que eles vão fazer, enviar sugestões e críticas. Também será possível avaliar a performance de cada um deles, por meio da seção “Avaliar mandato” – uma pesquisa sistemática com os usuários cadastrados. Os resultados serão enviados aos políticos para comentários e análises sobre a opinião de seus eleitores.

A ideia do aplicativo é que os eleitos prestem contas aos seus eleitores e se estabeleça um novo canal de comunicação entre uns e outros, embora não se possa garantir que o político vá responder aos usuários do VOTOgrafia.